Como fazer a gestão de projetos de maneira inovadora?

O desenvolvimento de novos projetos é essencial para as corporações, pois permite desenvolver mecanismos necessários para aprimorar a produção e a comercialização de produtos e serviços. As vantagens competitivas trazidas por essas inovações são enormes e toda empresa que pretende se destacar no mercado precisa investir nessa área. Porém, não basta apenas ter uma boa ideia: é essencial também desenvolver formas inovadoras de gestão de projeto.

Isso porque o mercado está cada vez mais dinâmico e é preciso se preparar para as novas exigências. Nesse contexto, o pensamento inovador é a garantia de conquistar vantagens estratégicas frente os concorrentes e alçar a companhia a novos patamares.

Para isso, as empresas precisam contar com uma equipe de profissionais multidisciplinares, que permita o desenvolvimento ou o aprimoramento de conceitos conforme as necessidades de trabalho. Eles devem atuar desde o desenvolvimento da ideia, passando pela medição de resultados e chegando à implantação de fato. Contar com pessoas especializadas e que tenham liberdade para promover a inovação é essencial para que um projeto atinja os resultados necessários.

Mesmo assim, um projeto inovador não existe apenas das boas ideias. É preciso averiguar também a sua viabilidade técnica, os retornos financeiros e onde serão adquiridos os recursos necessários para a sua implementação. Além disso, a organização também deve assimilar o projeto e, assim, garantir a sua correta aplicação dentro da companhia.

Continue lendo e saiba o que é necessário — além das boas ideias — para fazer uma gestão de projetos inovadora na sua empresa:

Elaboração de projetos

Planilhas, dados estatísticos, relatórios de erros e acertos, análises de especialistas, dentre outras informações — cada um desses elementos é essencial para que um projeto seja bem construído e possa atingir a excelência. É preciso que ele seja sólido o  suficiente para que os seus companheiros de trabalho invistam nele. Por isso, apresente informações concretas, suprima as burocracias para a sua implementação e instigue as pessoas à sua volta sobre a importância do projeto.

Porém, nada disso será suficiente se ele for difícil de entender e de aplicar na rotina de uma empresa. Quanto mais facilmente as pessoas compreenderem a sua ideia, maior é a chance de que elas apoiem a sua iniciativa.

Além de ser simples e de fácil compreensão, o projeto também precisa despertar o interesse das pessoas e, para isso, deve ser inovador e contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre a área em que ele se inscreve. O planejamento do projeto deve fazer as com que as pessoas pensem e levar a uma compreensão diferente do sistema de trabalho, pois assim ele poderá contribuir para os processos da empresa.

Pensar o novo

É a inovação na gestão do projeto que vai possibilitar que as empresas melhorem as suas operações e processos gerenciais. Ele tem que prover uma mudança estrutural que venha a trazer impactos positivos e, futuramente, retorno financeiro para aqueles que investiram na ideia. Por isso, é importante manter sempre em mente como um determinado projeto contribui para a corporação.

Os benefícios podem vir com uma mudança tecnológica: softwares que permitem melhorar o gerenciamento corporativo e trazem maior eficiência produtiva ou melhor gestão de pessoas são alguns exemplos dessas mudanças. A implementação de um novo software também pode englobar a mudança de maquinário em fábricas, melhorando o tempo de produção, por exemplo, ou aumentando a própria capacidade produtiva.

A inovação parte da compreensão do universo de atuação da empresa e das possibilidades de melhoria da sua capacidade produtiva. É preciso entender o sistema organizacional e identificar como aperfeiçoar seus processos para elaborar um projeto que possa torná-los mais eficientes. Além disso, é preciso uma boa gestão do projeto para que ele possa ser empregado com eficiência e trazer os resultados esperados com a sua implantação.

Para poder buscar a inovação em um projeto, é preciso pensar fora da caixa e olhar para novas soluções de mercado que possam vir a ser implementadas na rotina diária da sua empresa. O novo é alcançado a partir de uma boa visão e análise sistêmica dos processos empresariais.

Conte com uma boa equipe

Projetos são desenvolvidos para criar produtos, serviços ou modelos de gestão únicos e que tornem a empresa ainda mais competitiva. Dessa forma, eles têm datas-limite para sua implementação, ou seja, as etapas de começo, desenvolvimento e fim precisa estar bem delimitadas para que sejam aplicados com sucesso na estrutura da organização. Essa cadeia de atividades é bastante simples, mas requer empenho, mensuração de resultados e inovação na sua elaboração.

Para que os resultados possam ser alcançados é necessário contar com uma boa equipe de profissionais. São eles que vão guiar e executar as ações propostas pelo projeto. Portanto, a relação deles com a ideia, a compreensão do processo e a eficiência em sua implantação é que vão determinar o sucesso ou não da sua iniciativa.

A equipe, por exemplo, pode sugerir mudanças ao longo do processo se sentir que em determinado momento são necessárias adequações.

E para manter esse time coeso é preciso ter um personagem importante: o gestor do projeto. O seu trabalho será mais do que gerenciar uma ideia e a sua aplicação prática na empresa: ele também será responsável por gerenciar o time de profissionais envolvido em todo processo, motivando-o e tirando o melhor que cada um pode oferecer para aquela empreitada. A boa gestão de projetos passa necessariamente pela escolha de um profissional competente para coordenar todas as ações propostas.

O papel de liderança sempre será fundamental para a realização de qualquer trabalho dentro de uma corporação. E isso não só para garantir os resultados esperados de uma ação, mas também para conseguir gerenciar as relações interpessoais de uma equipe e as diferentes competências de cada um dos profissionais de uma equipe. Os gestores exercem, portanto, um papel fundamental para o desenvolvimento corporativo.

Você já trabalhou com a gestão de projetos em uma empresa? Qual foi a sua experiência e como foi a sua condução desse processo? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente as suas impressões, ideias e experiências!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo