Reconhecimento na empresa é fundamental para a inovação!

O que faz o reconhecimento na empresa ser tão importante, a ponto de ele ter peso de escolha na retenção de talentos em uma companhia? Valorizar os funcionários passou a ser tão importante para a gestão de inovação quanto para o RH.

Quer entender melhor como o reconhecimento na empresa contribui para aumentar a motivação dos colaboradores e criar o ambiente perfeito para a inovação? Explicamos esse fenômeno e como potencializar seus efeitos sem precisar investir muito dinheiro!

Como o reconhecimento na empresa contribui para a inovação?

Que a capacidade de inovação das organizações está intimamente ligada a seu sucesso em longo prazo, você já deve saber. Estar atento às oportunidades que o negócio terá de lucrar mais e melhor, ter acesso à tecnologia necessária para implementar melhorias contínuas, além de ter coragem pra reestruturar e modificar antigos hábitos de trabalho, que atravancam a inovação, é apenas o começo quando falamos em criar ambientes estimulantes para seus funcionários.

A gestão da inovação coloca parte do foco e da responsabilidade em inovar na maneira como gestores lidam com suas equipes, construindo pontes e integrando departamentos para que eles possam trabalhar juntos pelo bem comum.

Abandonar hábitos centralizadores, passar a ouvir mais sua equipe a respeito de suas preocupações, entender como eles percebem os problemas enfrentados pelo negócio, também são dicas comuns quando se busca aprender sobre inovação.

Reconhecimento na empresa é outra parte importante dessa mistura, que deve criar as condições necessárias para se tornar o espaço seguro. Ou seja, um local onde os colaboradores não sentem receio de contribuir com uma nova ideia, mesmo que ela ainda não esteja tão madura assim.

Uma política de portas abertas é mais útil para que o negócio saia na frente, quando o assunto é a concorrência, do que a manutenção de segredos nas etapas de seu processo produtivo.

Que o mercado exige cada vez mais multidisciplinaridade, isso os funcionários já perceberam, mas a empresa dá a eles a possibilidade de exercitá-la? Inovar é antes de qualquer coisa, trabalhar de maneira cooperativa, para que a empresa consiga aproveitar os pontos fortes de cada profissional que faz parte do quadro de funcionários.

Eliminar hábitos pouco construtivos, críticas constantes e pouco focadas no desempenho de equipe e a sensação de desconfiança, que o colaborador pode sentir pelo medo de compartilhar uma ideia. Essas são algumas formas simples de visualizar como o reconhecimento na empresa muda a disposição de seus profissionais na elaboração de novas ideias.

Como o reconhecimento funciona a favor da inovação?

Uma das maneiras mais simples de determinar o sucesso das estratégias em inovação é trabalhando no relacionamento dos funcionários. Parece estranho receber dicas de performance que têm tanto a ver com recursos humanos, mas a maneira como sua equipe percebe o reconhecimento da empresa em que trabalham, influencia na qualidade de sua geração de ideias.

A rede social de contatos profissionais LinkedIn realizou uma pesquisa entre seus membros para avaliar a influência dessa percepção na produtividade e motivação de milhares de brasileiros. O resultado é que a falta de reconhecimento é um dos maiores fatores de insegurança para esses empregados.

O funcionário insatisfeito e inseguro quanto a retribuição por seus esforços colaborativos acaba se fechando, ou seja, quanto menos uma empresa sabe lidar com esse problema mais difícil fica inovar.

As informações da Conectt mostram que a troca de ideias, que poderia em muito beneficiar as empresas, acaba sendo tolhida. Gerar novos conhecimentos e avançar em direção ao pensamento inovador depende de integração e conforto entre seus colaboradores. O clima de desconfiança relatado por alguns participantes da pesquisa mostra que o roubo de ideias é uma grande preocupação dos que se calam.

Desenvolver a proatividade dos funcionários é também papel do gestor e traçar alguns parâmetros de reconhecimento será fundamental para alterar essa percepção. Prêmios, incentivos e até mesmo palavras de afirmação são instrumentos poderosos na hora de trabalhar a moral da sua equipe.

Como obter o melhor de colaboradores satisfeitos?

Prêmios e outras formas de incentivo não precisam necessariamente significar um investimento para a companhia. Existem estratégias para deixar claro o reconhecimento de profissionais sem ocasionar gastos extras na gestão de pessoas.

Se a empresa puder investir em confraternizações, cursos e outros bônus ela só tem a ganhar. Principalmente porque essas são formas de integrar à gestão esses hábitos, que além de não incharem o orçamento, asseguram os profissionais de sua importância.

Segurança

Oferecer segurança e conforto para os profissionais é uma delas. Quando eles se encontram motivados a fazer um esforço extra é preciso sinalizar com algum tipo de estabilidade.

Tempo para passar com a família quando surgir um imprevisto e outras flexibilizações do ambiente de trabalho funcionam como estimulante. Se um profissional sabe que pode contar com sua organização nos momentos de necessidade ele fará o possível para também se tornar essencial.

Feedback

Quando os profissionais são informados frequentemente a respeito de seus desempenhos, de maneira objetiva e sincera, eles se sentem melhor integrados a organização.

Dessa forma, é possível saber seus pontos fracos e fortes e entender como se adaptar ao funcionamento de seu ambiente de trabalho, o que dá a seus colaboradores a sensação de um aprendizado completo. Trabalhar em sua empresa deixa de ser apenas uma forma de viver e passa a ser um projeto de vida.

Qualificação

Quase toda marca não só cobra experiência de seus colaboradores no momento da contratação bem como a oferece em contrapartida, qualificação profissional ou vivências. Nada te dá uma bagagem mais clara de gerente de produtos do que ter sido gerente de produtos, certo?

Destacar como a empresa conseguirá fazer com que esses profissionais experimentem o que aprenderam em sala de aula sobre suas profissões e tenham a quem recorrer ao longo desse aprendizado, é fundamental. Assim como criar um programa de mentores se a estrutura da empresa permitir, é uma opção atraente.

O reconhecimento na empresa é uma das formas mais eficazes de garantir que os trabalhadores terão a inovação como objetivo. E você, como motiva o seu time? Não deixe de compartilhar as suas principais dicas nos comentários dessa postagem!

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