Entenda como um hackaton pode acelerar uma empresa

Você sabe como o hackaton pode acelerar empresas? Há muitos anos o mundo vem se transformando de forma acelerada. Nesse sentido, podemos destacar o avanço da tecnologia e a chegada da internet para melhorar a vida das pessoas, junto a isso, podemos dizer que existe um cenário em que é preciso que a inovação esteja cada vez mais presente no mundo dos negócios.

Por esse motivo, as empresas estão cada vez mais buscando soluções que se apoiem nesse requisito. Nos tempos atuais não há mais espaço para a mesmice, mas sim para o novo. Então, buscar soluções que sejam diferentes já virou uma questão de sobrevivência.

Uma das maneiras de se fazer isso se dá por meio de maratonas e eventos, os chamados hackaton.

O hackaton surgiu inicialmente com o intuito de ajudar a resolver demandas e problemas da sociedade. Porém, já faz um tempo que as empresas começaram a adotar esse tipo de estratégia também, principalmente com o objetivo de utilizar todo o seu potencial para resolver suas demandas.

Acompanhe este post para entender melhor os benefícios empresariais do hackaton!

O que é um hackaton?

Antes de entender como o hackaton pode ajudar a acelerar a sua empresa, é preciso saber um pouco mais sobre o conceito.

A palavra hackaton surgiu da combinação entre dois termos em inglês: hack, que significa programar com excelência, e marathon, que significa maratona.

Você já deve ter entendido que esses eventos se referem às maratonas de programação, pois foi assim que eles surgiram. Atualmente, entretanto, já não há mais essa limitação, pois muitas organizações ao redor do mundo utilizam essa ferramenta para estimular a criação de soluções alternativas para seus desafios.

Hoje em dia, esse tipo de evento é considerado uma excelente ferramenta tanto para integrar as equipes de uma empresa, quanto para fomentar a criação e a expansão da sua rede de contatos, quando o evento não está fechado somente para os funcionários do negócio.

Pois bem, além disso e de ser um espaço em que há o ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação, existem muitos outros motivos para as empresas adotarem essa ferramenta. Vamos comentar sobre isso no próximo tópico!

Como um hackaton pode acelerar a sua empresa?

Pois bem, agora que você entendeu o que é um hackaton e já deve ter percebido alguns dos seus benefícios, vamos apresentar como ele pode acelerar a sua empresa.

1. Estimulando a inovação

O principal benefício que um hackaton pode proporcionar é o fortalecimento da inovação. Como já falamos, sabemos que isso é algo que é uma exigência de qualquer mercado nos dias de hoje.

Com o hackaton será possível responder a essa exigência, estimulando todos os colaboradores a participarem desse movimento.

Saiba que isso poderá poupar qualquer esforço, tanto de tempo, quanto de dinheiro, que seja relacionado à pesquisa e desenvolvimento. Afinal, será possível impulsionar tudo isso de forma que as coisas aconteçam naturalmente.

Hoje, maratonas como essa já fazem parte da rotina de muitas empresas. Em alguns casos, a prática já tornou-se até um evento oficial que entrou para o calendário da organização.

Destacamos ainda que mais do que a economia financeira, a atividade é uma ótima maneira de capacitar os funcionários e incentivá-los a buscar a inovação, tornando-os cada vez mais propícios a realizar seu trabalho com excelência.

2. Desenvolvendo novas lideranças

O hackaton também pode ser uma excelente ferramenta para desenvolver lideranças dentro da empresa. Afinal, a lógica do evento é dividir os participantes em grupos para que solucionem um desafio proposto, que remete a uma demanda ou problema real.

Pode não parecer, mas esse tipo de atividade ajudará qualquer funcionário a desenvolver sua liderança. Por mais flexível que a empresa seja, o ambiente de um hackaton é muito mais favorável para que essa flexibilidade seja ainda maior, pois não há formalidades, processos ou cargos.

Saiba que no contexto de um exercício que está ligado à inovação e também à liderança, isso se mostra uma ótima ferramenta para que cada um dos participantes possa exercer cada vez mais o líder dentro de si.

Esse aspecto também é fundamental para o futuro da empresa, no que diz respeito a formar os seus próximos líderes.

3. Auxiliando na resolução de problemas de forma agilizada

Muitos dizem que várias cabeças pensam melhor que uma! Pois bem, nem precisa falar que essa é uma das realidades do hackaton.

Afinal, vários grupos com pessoas de diferentes perfis e ideias quebram a cabeça na resolução do desafio proposto.

É bem provável que você se surpreenda com as propostas que surgirão como resultado dessa maratona.

Claro que há a possibilidade de que nenhuma solução se encaixe 100% na realidade da empresa, mas serão criadas muitas delas, que podem ser somadas e complementadas e, assim, atender ao contexto real.

4. Fomentando o conhecimento e a integração

Desenvolver o conhecimento também é um dos benefícios que um hackaton pode gerar no que diz respeito a acelerar uma empresa.

Não estamos falando somente do conhecimento que os colaboradores vão adquirir, mas da empresa como um todo, pois o que é desenvolvido no hackaton se torna sua propriedade intelectual, sendo muito mais fácil preservá-lo.

Dessa forma, diminui-se o risco de expor qualquer solução para terceiros, situação que poderia gerar transtornos, como o plágio. Portanto, com o hackaton, é possível ter um controle maior sobre as soluções criadas.

Outra grande vantagem está na integração entre as equipes que esse evento constrói naturalmente. Por isso, é bom prezar por formar times que contenham pessoas com perfis diferentes e que, de preferência, nunca tenham trabalhado juntas.

5. Auxiliando no recrutamento de talentos

Por fim, destacamos que é possível recrutar talentos por meio de um hackaton. É simples, basta realizar esse evento, propondo a participação de pessoas que não sejam colaboradoras.

Dessa maneira, se torna viável atrair gente boa, que pode demonstrar o seu valor no evento. Isso é um bom motivo para que a empresa ofereça uma vaga em sua equipe.

Mas lembre-se que para que um hackaton aproxime talentos, a sua proposta precisa ser muito atraente, pois somente assim ele será alvo de interesse para o público externo.

Então pense muito bem, principalmente em como será o desafio proposto e a premiação oferecida para os vencedores.

Agora que você já sabe como um hackaton pode acelerar empresa, entenda por que usar Design Thinking como metodologia em hackatons!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo