Tendências em inovação para 2017: conheça as mais importantes

O ano de 2016 foi desafiador para as empresas, que precisaram se reinventar na luta pela sobrevivência em meio à crise que afetou o país. Foi um ano de muitos desafios e dificuldades, mas também foi recheado com muitas descobertas e, com certeza, houve muito aprendizado.

Porém, um novo ano está começando e o desafio agora é aproveitar todo esse aprendizado para conquistar cada vez mais clientes para os negócios. E para que isso seja possível, é preciso ficar de olho nas tendências em inovação previstas para 2017.

Assim, você poderá proporcionar um cenário muito mais favorável em relação ao ano passado. Por isso, com o objetivo de ajudar as empresas a se atualizarem desde já, separamos 5 tendências em inovação para este ano. Boa leitura!

1. Inteligência Artificial (AI)

A área de tecnologias inteligentes ganhou avanços significativos nos últimos anos, especialmente em 2016.

O fato é que, antigamente, somente empresas consideradas grandes tinham recursos para investir em Inteligência Artificial. Porém, isso mudou! Devido a evolução que essa tecnologia conquistou, ela tornou-se mais acessível, proporcionando sua utilização por empresas menores também.

Outro fato interessante está relacionado à área acadêmica, que está formando mais profissionais preparados para lidar com toda essa inovação, os chamados cientistas de dados.

Isso significa que a tendência é que o mercado tenha pessoas cada vez mais preparadas para lidar com essa tecnologia, que será indispensável para as empresas no futuro.

Além disso, essa tendência pode se combinar com muitas outras, tal como o Big Data, que iremos abordar no próximo tópico. É esperado também que, em 2017, surjam muitas empresas que vão inovar nessa área.

2. Big Data

Com a realidade atual, em que o mercado vem mudando de forma dinâmica, uma empresa não pode mais se dar ao luxo de tomar suas decisões baseadas em achismos. Ou seja, é preciso que elas sejam muito bem embasadas e a única maneira de realizar isso é por meio de uma análise completa de dados.

Por isso que o setor de Big Data, que já tem um espaço relevante no mercado, se tornará cada vez mais essencial para qualquer empresa que busca o sucesso nas suas decisões.

As soluções de Big Data são necessárias, pois somente elas são capazes de realizar essa análise de forma complexa, levando em consideração uma grande quantidade de dados para a geração de análises e insights com um mínimo de qualidade esperada. Isso fornecerá o direcionamento correto para a empresa.

Em 2017, a previsão é que essa tendência em inovação ganhe mais força graças à sua combinação com outras tecnologias, tais como IA e Internet das Coisas.

3. Internet das Coisas (IoT)

Olhando para o nome dessa tendência, fica a impressão de que é algo novo, mas não é! Apesar disso, a IoT, ou “Internet das Coisas”, ganhou muita força no ano passado e vem crescendo a cada dia. Assim como a Inteligência Artificial, ela está cada vez mais acessível para todos.

Você já ouviu falar de casas ou escritórios inteligentes? Em automação relacionadas à segurança ou salas de reunião? Pois bem, é exatamente esse o setor da IoT. Pense na sua smart TV que liga na Netflix sem que precise conectar ao celular ou qualquer outro dispositivo. Então, é basicamente isso, mas também numa escala maior.

A IoT vem tornando escritórios e casas cada vez mais inteligentes via tecnologia, proporcionando economia de energia, automatização de atividades e até mais eficiência em questões relacionadas à segurança.

A previsão é que, para 2017, essa tecnologia esteja cada vez mais presente na vida das pessoas, seja na sua vida pessoal, nos momentos de lazer e até no seu ambiente profissional.

Vale lembrar também que a internet das coisas contribui com questões que envolvem sustentabilidade também.

4. Chatbots

Os chatbots são serviços que interagem com o usuário, fornecendo informações de forma automatizada. Sabe quando você entra em um site de uma empresa e aparece um chat que responde de forma automática às suas perguntas? Pois bem, é isso!

Em 2016, os chatbots também ganharam um reforço da Inteligência Artificial. A combinação de ambas as tecnologias está fazendo com que se tornem mais produtivos e inteligentes. Esse fato nos leva a crer que todo esse avanço dificilmente vai parar neste ano.

Para empresas maiores, isso significa também economia de mão de obra. Em vez de colocar funcionários capacitados para responder dúvidas banais, eles ficam com casos mais complicados, que precisam realmente de um suporte.

Espera-se que, para o futuro, a maioria das plataformas que envolvam mensagens interativas utilizem cada vez mais essa tecnologia. Junto a isso, há o aumento da capacidade em interagir de forma personalizada com as pessoas por meio da IA.

Sendo assim, haverá uma mudança em como as pessoas vão se relacionar com as empresas no ambiente on-line. Pode apostar!

5. Trabalho remoto

Já faz um tempo que o trabalho remoto, ou home office, está presente na vida de muitos profissionais. A grande verdade é que as empresas estão tomadas cada vez mais por jovens profissionais que possuem um estilo de trabalho totalmente diferente.

Para essa nova geração, a flexibilidade e a liberdade é algo que está cada dia mais inegociável, por isso, as organizações estão pouco a pouco concedendo esse benefício para não perder esses jovens talentos para a concorrência.

A tendência é que, em 2017, essa maneira de trabalho deixe de ser um benefício e comece a virar regra. Afinal, as empresas já se convenceram de que muitas vezes o profissional não precisa ir para o escritório todos os dias da semana para executar bem as suas responsabilidades.

Em muitos casos, acontece o cenário inverso: o colaborador rende mais trabalhando fora da empresa do que dentro do próprio escritório.

Esse modelo de trabalho também dá margem para que a questão geográfica não seja mais um empecilho. Assim, as empresas poderão contratar os melhores profissionais do mercado!

Existem, inclusive, casos de funcionários trabalhando juntos em fusos diferentes! É o nomadismo digital tomando conta das empresas.

Gostou de saber um pouco mais sobre as tendências em inovação para o mercado em 2017? Então deixe o seu comentário contando o que achou!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo